A importância das cores na educação Infantil

O contato com o mundo das cores na educação infantil é um momento mágico para qualquer criança. Quando ela passa a perceber a relação entre as cores, as misturas e as formas que as cores podem tormar, fazem com que a criança desenvolva várias habilidades motoras e cognitivas.

A educação infantil se dirige às crianças na faixa etária de 0 a 6 anos de idade, sendo divida em duas modalidades que são; a creche e a pré-escola. Atualmente, reconhece-se a importância dessa fase escolar na vida da criança, pois é aqui que se inicia o processo de alfabetização, habilidades motoras, cognitivas e a participação social na sala de aula que será necessária para o aluno quando adentrar o ensino obrigatório, ou, fundamental no futuro.

Através de atividades temáticas, práticas ou teórica, as crianças na sala de aula aprendem e apreendem a cada dia com objetos que fazem parte de seus próprios sentidos. Os sons, as formas, as cores e as texturas são uma maneira inteligente de iniciar os alunos à vida exterior na escola. O pensamento criativo, a reflexão, a intuição e a vontade muitas vezes são intensificadas com unidas às atividades que a complementem e a agucem. Para contribuir com esse assunto tão importante que é a educação infantil na vida dos nossos jovens, iremos tratar hoje das atividades sobre cores na sala de aula.

Por que motivo é importante para as crianças atividades com cores? As atividades relacionadas a este universo, fazem a criança experimentar a arte, o descobrimento do sentido das cores, ao mesmo tempo em que, elas interlacionam os eu ambiente vivo com os objetos dos sentidos. Perguntar a elas, quais cores elas mais gostam e os motivos que as levaram a essa preferência é um fator fundamental para tornar a aula mais prática ainda. As cores, que no ensino obrigatório serão mais trabalhadas, mas no momento deve-se apenas induzir o interesse da criança nesta aula. Veja abaixo algumas atividades que poderão se trabalhas, na internet mesmo, encontram-se milhares de projetos distintos, mas sempre com o mesmo objetivo: a iniciação no mundo colorido da arte e da educação para os pequenos!

Atividades com cores para educação infantil