Agradecimentos de monografia – Como agradecer quem te ajudou



Para muitas pessoas, fazer parte do agradecimento de alguém em sua monografia é algo que marca para a vida toda. O Agradecimento de monografia, além de um ato sincero, é importante para que se lembre das pessoas que fizeram parte de uma etapa tão dura e importante na vida do estudante

A vida acadêmica é preenchida por uma série de eventos que em todo o seu percurso envolvem-nos e preenchem-nos de tal maneira, que quando chegada a hora da monografia, o momento máster da finalização do pensamento obtido em todo o trajeto, torna-se necessário alguns e “poucos” agradecimentos em seu trabalho. Muitas pessoas, seja por quais motivos for, se enrolam nessa etapa do projeto e não sabem muito bem como lidar com a situação e a quem agradecer.

Tenho a certeza, que apesar de alguns gostarem e preferirem trabalhar sozinhos em seus projetos acadêmicos, algumas pessoas devem ter sido importantes e escolhê-las para sintetizar seu agradecimento de peito aberto a elas, vai ser gratificante para os dois lados. Segundo as normas da ABNT os agradecimentos são preenchidos após a dedicatória, e, devem ser feito de forma simples e não muito rebuscada, ou seja, não se devem perder horas e páginas inteiras se quiserem estar fazendo um trabalho simples e bem formatado. Em poucas palavras pode-se dizer o que seria necessário em um livro inteiro, por exemplo: ao invés de agradecer a todos os seus professores, funcionários da biblioteca, amigos da universidade etc. etc. experimente dizer: Agradeço a toda a comunidade da UNICAMP, que me serviu este tempo todo e sou de muito bom grado; desta maneira observe como você incluiu todos os entes queridos sem dar preferência a nenhum deles.

Dicas para agradecimentos em monografias

Um trabalho limpo e bem formatado é bem vindo em qualquer lugar, portanto, a dica para os agradecimento em monografia é sintetizar, agradecer em poucas palavras àqueles que participarem da conclusão desse trabalho tão gratificante para os estudantes. Dedicar à namorada, ao melhor amigo ou ao pai e à mãe, não é problema algum! Não importa o sujeito da frase, mas sim a colocação dele entre as palavras. Não faça uma receita de bolo, crie em poucas letras aquilo que irá tornar o seu trabalho simples e legível para o leitor, e, especialmente, para a banca examinadora. Feito isso tenha a certeza que tudo sairá como o planejado.

Exemplos de agradecimentos para Monografias

“Obrigado, amigo, pelos erros que me emprestastes, pois com eles pude corrigir os meus.”

“Aqueles dias que pareciam não ter mais fim,
Veio a se romper com a mutação da motivação,
Sendo assim desmoronado em uma avalanche de solidão,
Encobrindo todo amor criado nos montes do sucesso,
Nível alcançado da nossa mente que volta no passado,
Para relembrar do nosso sentido que foi seguido. “

“Meu muito obrigado,
pelo muito que fizemos
pelo tudo que vivemos
de amor e felicidade,
Obrigado amor por tudo
Inclusive pela saudade.”

“Das vezes, que ousei falar sem pensar,
humildemente pedi perdão;
Mas, das que fui obrigado a escutar,
sofri, por não ter o direito de me defender.
Pois, não tive razão.”