Atividades com vogais para educação infantil



É na educação infantil que a criança começará a percorrer o caminho que a levará à alfabetização. Aqui, os primeiros passos são dados de diversas formas, todos abrangendo atividades diversas, por ora trabalha-se com as formas das letras; em outras utiliza-se os sons das mesmas para que tudo faça sentido. Os estudantes da pré-escola diferenciam-se dos demais por estarem inaugurando um período, ou melhor, eles estão ali pela primeira vez e não sabem ao certo o papel da escola e o seu papel naquele ambiente. Levar a criança à escolinha pela primeira vez é uma tarefa complicada em alguns casos, mas quando esta for situada de forma cuidadosa neste ambiente: com toda certeza ela não gostará tão cedo de voltar para casa!

Dentre todas as atividades educativas realizadas para as crianças na pré-escola, a mais interessante para elas que estão se preparando para o ensino obrigatório no futuro; sem dúvidas, são as atividades ligadas ao processo de alfabetização. Ainda em letra de forma, estudar as vogais é o primeiro passo nessa longa caminhada. As atividades elaboradas para cumprir esse papel são das mais diversas, dentre elas destaca-se às que se dá como exercícios de pintura, decoração de letras, quebra-cabeças, cole e recorte, caligrafia, joguinhos etc.etc. Como vocês verão abaixo, nas imagens das atividades, relacionarem as vogais às palavras que fazem sentido na vida da criança é uma saída muito importante para o aprendizado desta. Tente mostrar como os objetos, cores, enfim, o mundo exterior faz sentido através das letras…

Veja alguns exemplos de atividades com vogais para serem aplicadas em sala de aula

Nesta atividade, relacionamos objetos presentes na vida dos alunos com as vogais do nosso alfabeto. A criança aprenderá que o “I”, além de ser o “I”, é o “Í” do índio também, e, que da mesma maneira o “O” é o “O” do olho e dos óculos ao mesmo tempo.

Mostrar o sentido das vogais quando unidas em uma palavra, é uma maneira mais reflexiva de lidar com esta atividade na vida escolar da criança, e, ao mesmo tempo um importante processo para inicio de alfabetização.

Esta é a atividade citada no artigo, onde, o elefante (animal querido pelas crianças) apresenta sua vida ligada a uma vogal: a “E”…o que torna mais criativo e interativo para a criança que aprende.