Atividades de Educação Infantil para o Dia do Idoso



O que nos ensina mais do que a experiência? E isso o nosso bom e velho vovô tem de sobra. Por isso se você é Educador estas sugestões para Atividades de Educação Infantil para o Dia do Idoso podem ajudá-lo à abordar esta temática diferentemente. Ou então você poderá adaptar algumas idéias para o seu próprio projeto.

Que figura é mais onírica do que o encontro de gerações que estão nas extremidades da vida. A conscientização para a criança da importância e respeito ao idoso é algo muito importante para ser trabalhado. Até mesmo por que se atentarmos o olhar e contextualizarmos a questão veremos que nossos avozinhos têm vivido muito mais e por isso sua permanência em nossas vidas é mais acentuada.

O dia do idoso é um pouco controvertido. Alguns calendários apontam para o dia 27 de setembro que é quando se comemora o dia do ancião, mas segundo o calendário Internacional, o dia do Idoso comemora-se em 1 de outubro data criada pela ONU para integrá-los à sociedade e oferecer cuidados para a saúde. Portanto se decidir trabalhar com seus alunos neste viés de integralização uma Atividade de Educação Infantil para o Dia do Idoso bem simples é a seguinte: Solicite à sua classe que peçam ajuda aos avós para desenhar como era no tempo em que eles eram crianças. Os pinpolhos de hoje têm à sua disposição tanta tecnologia que precisam da geração anterior para manter alguns valores. Passar um tempo com seus netos e ter a possibilidade de contar-lhes as lembranças doces de suas próprias infâncias certamente é uma bela maneira de homenageá-los indiretamente.

Você encontra Atividades de Educação Infantil para o Dia do Idoso também em um site chamado Ferramenta Pedagógica – http://ferramentapedagogica.blogspot.com/2009/09/atividades-para-o-dia-do-idoso-27-de.html. Nele existem algumas figuras para serem aproveitadas, inclusive o Estatuto do Idoso. Não é muito completo por ter um conteúdo generalista, mas pode-se tirar boas idéias. Uma pesquisa mais aprofundada no aspecto que você deseja utilizar deve resolver. Que a sua contribuição possa deixar o dia do Idoso mais feliz!