Atividades de folclore para educação infantil



O Folclore deve ser intruduzido na educação infantil nos primeiros anos de idade da criança, para que esta tenha o contato com a cultura brasileira antes que sua mente seja permeada com informações de estrangeirismos e desenhos animados de baixa qualidade e cultura.

A educação infantil se dirige às crianças de  0 a 6 anos de idade, e, tem por objetivo iniciá-las em processos educados tendo por fim a melhoria no desenvolvimento de capacidades e habilidades motoras e cognitivas para o ensino fundamental obrigatório. Consegue-se alcançar esse objetivo através de atividades diversas em sala de aula, seja na música, na pintura, nas artes em geral, na iniciação do processo de alfabetização e contagem, enfim, a criança começará a aprender a apreender características importantes para o seu desenvolvimento pessoal. Além do que, estar em um ambiente com outras crianças sempre será importante no desenvolvimento social desta em relação às outras em ambientes diferentes do da sua casa.

As atividades marcadas por datas comemorativas estão dentre estas atividades que proporcionam um desenvolvimento social e pessoal para a criança, pois através dela a criança trabalhará em grupo na formação de festas, cartazes e apresentações para os pais e mestres temas importante para o seu desenvolvimento pessoal também. É o que acontece com o Folclore, a data é marcada pelas escolas infantis como sendo uma data importante para o desenvolvimento dessas características além de ser um tema de cunho nacional que enraíza nas crianças desde cedo um gosto pelo nacionalismo.

Atividades com Personagens do Folclore Brasileiro

O folclore é uma data de tradição e que passa, portanto, de geração a geração. Dificilmente uma criança não saberá um pouco sobre o assunto ao ponto de participar com o resto da turma das atividades. A dica é criar um dia do folclore com comidas típicas, teatro em relação aos personagens principais, e, algumas histórias narradas pelo professor para completar a festa. Caso haja apresentação, chamar os pais para assistir juntamente com a equipe escolar é uma boa maneira de criar satisfação para ambos os lados. Além disso, veja baixo algumas atividades que poderão ser elaboradas em sala de aula, como por exemplo, atividades para pintar e colorir, montar quebra-caças e outros joguinhos que contribuem para o desenvolvimento psíquico e motor da criança desde cedo:

Atividades folcores saci

 

Atividades folclore boto