Atividades de Natal para educação infantil



Desenvolver uma atividade ligada ao Natal na educação infantil envolve certa responsabilidade. O papel aqui é menos apreensivo e mais crítico, ao trabalhar com objetos ligados à data, como por exemplo: árvores de natal, trenós, papai Noel, comidas típicas, sinos etc. etc. Deve-se antes pensar e introduzir nas crianças os motivos que levaram a sociedade a se envolver com essas formas de representação, e, como isso atua na nossa sociedade de modo comercial, tradicional e peculiar às famílias de todo o mundo.

O mais importante aqui, além de desenvolver habilidades criatividades é desenvolver habilidades reflexivas na criança, e, através de uma data típica e tradicional nas famílias, cada criança deverá pensar e re-pensar o natal; lidando com seus motivos, suas contradições, sua participação e seus ideais nesta data. Após o professor ter levado a sala de aula em discussão breve e sucinta, sempre apropriada para a idade e conteúdo até ali aprendido, é hora de botar a mão na massa e envolver as atividades natalinas nas noções de pintura, coordenação motora, capacidade de ler e escrever, numerar e interligar e inter-relacionar conceitos natalinos.

Veja abaixo algumas dicas de atividades Natalinas que podem surtir efeito de sucesso na sua sala de aula, lembre-se sempre que ao abordar o tema com atividades práticas, deve-se abordá-lo também com atividades teóricas, reflexivas e com respeito à todas as raças, crenças e etnias ali presentes! As crianças além de brincarem a aprenderem nesta data gostosa, poderão crescer filosoficamente em relação à sua família e a si mesmas! Feliz Natal ho ho ho

Atividades de Natal na educação infantil