Atividades sobre água para educação infantil

Os temas trabalhados com as crianças na educação infantil devem ser de modo a ajudá-las a interpretar o mundo e a si mesmas, quando da importância do seu papel neste. Higiene, má alimentação, poluição, enfim, são inumeráveis os assuntos importantes para estas que estão adentrando em um universo cada vez mais responsável, e, que no futuro será de importância absoluta para estas que gostarão de habitá-lo com paz. Dentre esses assuntos exigidos, o que se destaca é o tema “água”. A água é um recurso não-renovável, e, que por esse motivo deve ser controlada racionalmente. No mundo inteiro ressaltam-se os processos que estão sendo danosos para este nosso recurso, como é o caso dos derretimentos da geleira por causa do aquecimento global, causado por atividades humanas.

Relacionar um tema importante com um jovem de3 a6 anos de idade, pode não ser a tarefa mais simples. Ainda que este não possua um conhecimento de ciências avançado para entender sobre o assunto corretamente, é importante inicia-lo desde cedo. Aqui, é claro, não será necessária uma aula explicativa e intensa sobre o assunto, mas deverá ser mostrada à criança a importância dessa bebida tão querida por todos nós! Na brincadeira e na educação leva-se muito para a vida inteira! Veja abaixo alguns exemplos de atividades:

Neste caso, relaciona-se um uso comum da água pela criança, no caso o ato de tomar banho, mostrando a importância de preservar a substância para práticas gostosas e saudáveis do dia-a-dia.

 

Esta atividade para colorir poderá, juntamente com o auxílio do professor na leitura do texto, mostrará à criança a importância do assunto e, ao mesmo tempo, esta fixará a atividade divertida da pintura ao tema em sua mente.

 

 

 

 

Aqui está mais uma atividade para colorir que treinará o pensamento filosófico da criança na medida em que contem na imagem uma mensagem interna. Tentar questionar o tema na criança e perceber como cada uma está lidando com isso é uma saída para uma aula mais interativa.