Atividades sobre alimentação na educação infantil



É na educação infantil que a criança inicia sua vida escolar longe de casa, e, conseqüentemente, ganha para si um pouco mais de liberdade. Ao sair do colo dos pais e caminhar pra a escola, seja na creche ou na pré-escola, a criança observa um mundo exterior completamente diferente, onde, deverá cumprir algumas regras de comportamento, deverá saber como lidar com os coleguinhas e com o professor, participar e interagir das aulas aplicando e desenvolvendo suas habilidades em atividades das mais diversas, enfim, observar, praticar e aprender são três regras básicas para esses pequenos neste momento de suas vidas.

Por esse motivo, é importante a escola estar atenta à algumas atividades que contribuem com o desenvolvimento da criança, seja ele ligado à habilidades motoras como cognitivas. Os exercícios que envolvem, por exemplo, a alimentação é de extrema ajuda aos pais quando estes não podem estar oferecendo esse tipo de apoio aos seus filhos. Atualmente, o número de crianças desnutridas ou com sobrepeso vem crescendo exponencialmente, e, isto se deve ao fato de que inúmeras são as crianças que iludidas pelos comerciais de televisão ou pelos coleguinhas, família, enfim, caem na tentação e não sabem o risco que estão correndo para a sua vida futura.

Iniciar as crianças em uma alimentação balanceada é uma atitude coerente e satisfatória, mas a maneira de como se fazer isso é o que controla todo o jogo. É necessário, primeiramente, não obrigar a criança a comer de maneira correta, mas sim ensiná-la os porquês de se comer de maneira correta. Feito isso, o entendimento por parte desta será dado de maneira natural e sem maiores preocupações no futuro. Separamos abaixo algumas atividades que poderão contribuir com essa idéia! Abuse delas e acompanhe esse processo evolutivo na vida de seu filho ou aluno. Sem dúvidas, interagindo com cores, letras e formas as crianças absorvem melhor o conteúdo a ser aprendido, por isso mesmo, vale à pena dar uma olhada e praticar essas atividades em grupo.

Exemplos de atividades sobre alimentação na educação infantil