Curso de Gastronomia

Certas profissões nunca perderão o apreço, nem a utilidade. Esse é o caso do ramo alimentício. Podem existir muitas necessidades no ser humano mas uma das mais latentes certamente é a alimentação. Aproveitando esta abertura no mercado de trabalho, que tal investir em um Curso de Gastronomia?

curso de gastronomia

Sem falar que esta área não é apenas funcional, evoca também a paixão de realizar aquilo de que gostamos. Existem diversas instituições que oferecem essa capacitação. Geralmente ela é apresentada na categoria de Curso Técnico. Um Curso de Gastronomia pode ser realizado em até dois anos, ou ainda, existem especializações que duram muito menos e te capacitam em modalidades diferenciadas da área.

Dicas sobre o Curso de Gastronomia

Embora tenha citado o gosto por cozinhar, existe uma opinião generalizada de que um Curso de Gastronomia aborda apenas isso. Ledo engano. Um profissional da área de Gastronomia deve compreender além das funções operacionais – mão na massa literalmente – aspectos organizacionais, de mercado gastronômico, economia e suas flutuações. Há também as variações culturais que também fazem parte deste universo. Outro viés interessante é o da saúde. O Profissional que faz o Curso de Gastronomia, também terá capacitação para entender e lidar com políticas sanitárias, por que convenhamos, este é um assunto muito importante quando trata-se desta realidade.

O Mercado de trabalho da Gastronomia

Agora que citamos um pouco da realidade do profissional de Gastronomia, vamos entender o mercado de trabalho. Trabalhando no ramo da gastronomia você poderá prestar serviços em diversos estabelecimentos de alimentação, restaurantes em geral, e catering de transportes de alimentos. Há também as organizações como buffets, complexos de lazer, fast-food e hospitais. Outra opção interessante é exercer o cargo de personal chef e/ou consultor gastronômico.

De posse de todas estas informações, você já está capacitado à decidir se esta área pode ser satisfatória para o seu desenvolvimento profissional. Espero que a paixão pela profissão também seja sua conselheira.