Curso Técnico de Prótese Dentária


Uma das áreas que está se tornando muito cotada no leque de opções de formação técnica é o Curso Técnico em Prótese Dentária. Enquanto o dentista tem por função a realização de cirurgias para correção e remoção dos dentes, além de procedimentos corriqueiros como a limpeza, prevenção, erradicação de doenças bucais e procedimentos estéticos, como clareamento ou ortondontia, o Técnico em Prótese Dentária observa cada vez mais seu horizonte de possibilidades ampliar-se.

O Técnico em Prótese Dentária é um braço extremamente importante do cirurgião dentista. Em suas habilidades estão inseridas as capacidades de restabelecer a capacidade mastigatória e também a aparência agradável à pessoa portadora do transtorno recorrente. Trabalhando em conjunto, ambos os profissionais devolvem a harmonia e funcionalidade perdida, ou debilitada do aparelho bucal.

Atuando em laboratórios, clínicas, consultórios odontológicos e até mesmo empresas o Técnico em Prótese Dentária trabalha na confecção das próteses e é indispensável ao cirurgião dentista que irá lhe solicitar confecções sob medida. É um planejador e ao mesmo tempo executor de dispositivos que vão melhorar a qualidade de vida do paciente, o que lhe incute importante responsabilidade.

Além das áreas citadas, é possível inserir-se no mercado de trabalho em instituições públicas, instituições educacionais e, obviamente, hospitais. O profissional graduado em Técnico em Prótese Dentária é reconhecido e por isso possui seu registro junto ao Conselho Regional de Odontologia de seu estado, o CRO, no qual deve increver-se assim que estiver apto, concluída sua formação.


Como toda profissão tem suas bases históricas, o Técnico em Prótese Dentária e o dentista vêem-se representados por práticas rudimentares, mas semelhantes entre os povos egípcios, fenícios e romanos. Conhecimentos absolutamente empíricos dos quais os primeiros indícios encontrados datam dos séculos IV e V a.C.

Esta situação difere muito dos dias atuais, nos quais as bases científicas e os métodos empregados são mais evoluídos e tecnológicos. Inovação e adequação movem o profissional desta área que precisa possuir um feeling e cuidado com as dificuldades e casos de saúde que lhe serão postos como problemática, pois embora não vá tratar pessoalmente as dificuldades dos doentes é ele quem fornecerá a instrumentação necessária que contribuirá para o sucesso, e na maior parte das vezes, cura do desvio tratado.

Cursos grátis de Prótese Dentária

Pensando na complexidade de entrar para esse ramo? Pode ficar tranquilo(a). Em várias localidades do país existem escolas técnicas que oferecem o curso que tem em sua maioria a duração de dois anos. Quanto à idade, é possível realizá-lo ainda cursando o ensino médio ou após terminá-lo. Tranquilize-se também em relação à mensalidades, pois embora seja uma área relativamente de alta compensação financeira, existem muitos cursos oferecidos por colégios técnicos públicos nos quais se ingressa através de processo seletivo.

Mas se ainda assim, desejar investir os recursos necessários sem os transtornos da competitividade do possível vestibular, uma base para valores é um conceituado colégio de São Paulo/SP, que oferece a formação pelo valor de R$ 8. 158,00 no total – vigente no ano de  2011 -. Intimidado(a)? O leque de oportunidades continua a expandir-se, logo, é algo a se pensar.

Caso almeje esta carreira saiba: Os profissionais desta área necessitam ter dedicação, responsabilidade, sensibilidade à necessidade colocada em suas mãos através de seu parceiro profissional e constante atualização tecnológica, porém o retorno certamente será compensador.