Cursos Gratuitos


Cursos gratuitos estão cada vez mais presentes no mundo moderno. Com a revolução tecnológica, a disseminação de material (didático, nesse caso) se torna cada vez mais fácil e prática e, o mais importante, muitas vezes livre de custos financeiros.

É assim que os cursos gratuitos vão se tornando cada vez mais populares. Não é de hoje que organizações como o SENAI disponibilizam cursos gratuitos, mas hoje em dia a demanda é extremamente maior.

Para quem ganha pouco e não consegue arcar com as despesas de um curso pago, esses cursos acabam sendo, muitas vezes, a única forma de alavancar sua carreira profissional. Mas a decisão de se participar de um curso gratuito vem sempre acompanhada de uma dúvida: “será que o ensino de graça consegue manter a mesma qualidade de um ensino pago?”.

Especialistas afirmam que, na maioria das vezes, um curso grátis tem pouco a perder para um curso pago em matéria de conteúdo, porém é na hora de se colocar no papel que as coisas mudam de peso. O segredo é saber escolher a instituição responsável pela aplicação do curso. Instituições com parcerias com sindicatos, associações, governos ou prefeituras carregam um peso muito maior na hora de se colocar uma informação de curso gratuito no curriculum.

Cursos Gratuitos

Outro item que pode ser a diferença entre um curso bem visto e um curso mal visto é o aval de profissionais renomados na área. Muitas instituições já disponibilizam em suas próprias páginas da WEB depoimentos de profissionais da área para corroborar os cursos gratuitos oferecidos.

Em junho de 2011 o Promimp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) realizou uma seleção que, em poucos meses, convocou cerca de 28 mil pessoas para participarem de cursos gratuitos na área de petróleo somente em Vitória. Os cursos variam de nível básico a superior e superior técnico e oferecem bolsas de R$300,00 a R$900,00 por mês para quem está desempregado.  No segundo semestre, uma outra seleção semelhante foi realizada e, para 2012, a situação parece ainda mais promissora.

 

Cursos Profissionalizantes Gratuitos

Cursos profissionalizantes sempre foram uma opção para quem quer, de forma rápida, entrar no mercado de trabalho. Mas o que acontece quando não se pode pagar por um curso desses?

Hoje em dia isso já não é um problema tão grande. A oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para a população de baixa renda tem aumentado constantemente com as novas iniciativas de formação do governo. Logo na primeira semana de janeiro de 2012 a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado anunciaram a disponibilização de quatro mil vagas para a realização de cursos profissionalizantes para residentes da capital com mais de 16 anos. No Mato Grosso, 500 vagas para cursos profissionalizantes foram abertas nessa quarta-feira (04 de janeiro). E isso é só o começo do ano.

Os cursos ofertados variam desde Atendente de Comércio Varejista, Informática para o Mercado de Trabalho até Matemática Comercial e Financeira. Além disso, instituições como o SENAC, SENAI e CAT abrem inscrições para centenas de cursos profissionalizantes gratuitos em praticamente todos os estados do Brasil e em dezenas de cidades para pessoas com baixa renda constantemente.

Para os interessados, basta acessar o endereço eletrônico de qualquer uma das instituições citadas acima ou visitar seus postos de atendimento espalhados por todo o Brasil.

Cursos Gratuitos no SENAI

Há alguns anos o SENAI já disponibiliza cursos gratuitos para a população que não tem condições de pagar por uma educação mais especializada. Esses cursos gratuitos são acessíveis através de processos seletivos realizados pela própria instituição. Seus cursos abrangem as mais diversas áreas e, ao que tudo indica, em 2012 não será diferente.

O SENAI já disponibilizou em seu próprio site (www.senai.br) a lista de cursos técnicos gratuitos para 2012 (segue abaixo):


  • Curso Técnico de Eletrônica;
  • Curso Técnico de Gráfica e Editorial;
  • Curso Técnico de Mecatrônica;
  • Curso de Segurança e Saúde do Trabalho;
  • Curso Técnico de Têxtil e Vestuário;
  • Curso Técnico de Alimentos e Bebidas;
  • Curso Técnico de Construção Civil;
  • Curso Técnico de Mecânica;
  • Curso Técnico de Couro e Calçado;
  • Curso Técnico de Usinagem Mecânica;
  • Curso Técnico de Estofamento de Móveis;

Além desses cursos, o SENAI disponibiliza também alguns cursos gratuitos a distância. Atualmente a instituição oferece os seguintes cursos a distância: Empreendedorismo, Educação Ambiental, Legislação Trabalhista, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação e Propriedade Intelectual. O SENAI ainda disponibiliza duas formas de se acompanhar o estudo a distância: Online ou com material impresso. Para dúvidas sobre o ensino a distância do SENAI acesse: http://www.senai.br/ead/transversais/.

Todos os cursos oferecidos pelo SENAI são acompanhados de certificado depois de completados.

Cursos Gratuitos na FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) é uma gigante mundial quando o assunto é cursos gratuitos. Ainda que a maioria dos cursos oferecidos seja em português, a FGV tornou-se mundialmente conhecida ao ser a primeira instituição brasileira a ingressar no OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino formado por diversos países que oferecem materiais didáticos e conteúdos gratuitos através da internet. Além disso, a FGV venceu, em 2011, a primeira edição do OCW People’s Choice Awards – premiação das melhores iniciativas dentro do OCWC na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.

Os cursos variam de graduação, atualização, pós-graduação e soluções corporativas; e alguns são, inclusive, certificados pela própria FGV. Atualmente a instituição oferece cursos nas seguintes áreas:

  • Fundamentos da Gestão de Custos;
  • Motivação nas Organizações;
  • Processo de Comunicação e Comunicação Institucional;
  • Introdução à Administração Estratégica;
  • Contratação de Trabalhadores;
  • Fundamentos da Gestão da TI;
  • Intermediação em Investimentos Financeiros;
  • Gerenciamento do Escopo de Projetos;
  • Qualidade em Serviços;
  • Ciência e Tecnologia;
  • Diversidade na Organização;
  • Ética Empresarial;
  • Conceitos e Princípios Fundamentais do Direito Tributário;
  • Recursos Humanos;
  • Conhecimento, Saber e Ciência;
  • Espaço da Universidade na Sociedade;
  • Filosofia;
  • Relevância das Questões Ambientais;
  • Produto, Marca e Serviços;
  • Balanced Scorecard;
  • Sociologia;

E a lista continua. Cada vez mais, novos cursos são oferecidos na instituição e é aí que ela mantém seu diferencial. Além disso, no próprio site da FGV é possível encontrar depoimentos de pessoas que completaram os cursos gratuitos caso o interessado deseje uma segunda opinião antes de se inscrever para um curso.

Para mais informações, acesse seu endereço eletrônico: http://www5.fgv.br.

Cursos Online Gratuitos

Conforme o mundo WEB foi se popularizando e diversos programas de inclusão social foram emergindo, cursos gratuitos online vêm se tornando mais e mais uma opção para quem quer se aprofundar em um assunto, dar uma aperfeiçoada no curriculum ou até mesmo para quem procura seu primeiro emprego e não possui uma formação acadêmica adequada.

Instituições renomadas como a FGV (Fundação Getúlio Vargas), SENAC e o SENAI logo notaram o emergente mercado indireto que seria ofertar cursos gratuitos online e são, hoje, as pioneiras no assunto no Brasil, ofertando desde cursos de graduação até pós-graduação e profissionalizantes.

Cursos gratuitos online beneficiam os dois lados: o estudante que não tem acesso ao curso e o ministrante do curso, pois, ofertar cursos online tem baixo custo se compararmos com um curso tradicional. É verdade que cursos online ainda não carregam o mesmo peso e, talvez, não inspiram a mesmo confiança que um curso convencional, mas se tudo mantiver seu rumo, esses cursos serão cada vez mais procurados e só têm a crescer.

Além de possibilitar um ensino para quem tem poucas condições de estudar, alguns cursos gratuitos online tornam viável o estudo de áreas onde, até então, apenas uma parcela seleta da população tinha acesso.

Os mais procurados são os voltados para a área de tecnologia, gestão ambiental e administração.

 

Caso o problema seja a falta de tempo, existe uma quantidade enorme de cursos gratuitos disponíveis para serem feitos pelo computador. Nesse caso, tudo que o aplicante necessita é de uma máquina com acesso à internet e capaz de rodar os programas necessários exigidos pelo curso. Cursos gratuitos pela internet tornam viáveis cursos que necessitariam de um investimento maciço em equipamentos para serem administrados, como cursos voltados para área de TI e Design. O segredo é saber pesquisar.