Cursos Senai Niterói


O Senai Niteroi, fica na RUA GENERAL CASTRIOTO , 46, e oferece diversos cursos no ano de 2013. Dentre esses cursos estão disponíveis dezenas de cursos gratuitos e com bolsas parciais para aqueles que não conseguem arcar com os custos de estudar em uma das mais importantes instituições de ensino técnico do pais.

No Senai Niterói em 2013 você encontrará diversos cursos em várias áreas de atuação como Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Construção, Eletroeletrônica, Gestão, Gráfica e editorial, Metalmecânica, Petróleo e Gás, Refrigeração e climatização, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Têxtil e na área de transportes. Todos esses cursos são oferecidos para aqueles que querem trabalhar na área da industria e desejam uma capacitação acima do mercado.

 

Os Cursos do Senai Niterói são oferecidos na modalidade Qualificação e Aperfeiçoamento. Essa modalidade é composta por programas de qualificação que tem como objetivo final a preparação do aluno para exercer uma profissão, conforme com o perfil desejado no mercado de trabalho em todo o mundo. Todos esses programas de aperfeiçoamento são destinados a trabalhadores que procuram se atualizar e apliar suas competências na área de atuação profissional de sua carreira.

Os Cursos Oferecidos pelo Senai Niterói em 2013

Alimentos e bebidas

Preparação e treinamento em controle de qualidade de alimentos, massas, panificação e confeitaria. Cursos voltados para a area industria dos alimentos, grandes produções. Não é voltado para restaurantes e lanchonetes pequenas. Duração média: 750 horas aula.

Instrumentista

Treinas os profissionais para instalar, reparar, ajustar, calibrar, programar e inspecionar instrumentos de medição e controle, Conferindo os resultados do trabalho considerando os padrões de qualidade esperados e exigidos pelo mercado. Duração total do curso: 924h. fase escolar + 676h. prática profissional.

Automação

Preparação e treinamento em comandos hidráulicos, comandos pneumáticos, controle de processo e instrumentação, entre diversos outros programas

Automotiva

Preparação e treinamento em sistema elétrico e eletrônico, sistema de alimentação, mecânica de automóveis, mecânica diesel, mecânica de motocicletas, climatização automotiva, entre diversos outros programas.

Construção

Preparação e treinamento em alvenaria, revestimento de pisos e paredes, armação de estruturas, projetos em edificações, instalações elétricas prediais, instalações hidráulicas e de gás, impermeabilização, entre diversos outros programas.

Refrigeração e climatização

Preparação e treinamento em refrigeração residencial, entre diversos outros programas.

Eletricista de manutenção industrial

Desenvolver os conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuação profissional como eletricista de manutenção industrial, de acordo com a missão e o perfil de competências definido pelo Comitê Técnico Setorial de Instalações Prediais – Eletricidade, bem como para formação das competências gerais pretendidas pela educação profissional segundo a concepção do SENAI-RJ. Duração: 800h. fase escolar + 800h. prática profissional.

Técnico em eletrotécnica


Habilitar profissional para planejar, executar e fornecer suporte técnico, no âmbito de sua atuação, às atividades de instalação e manutenção de equipamentos e sistemas elétricos, dentro dos padrões de qualidade, segurança e produtividade estabelecidos. Duração: 1720h.

Eletroeletrônica

Preparação e treinamento em eletricidade industrial, eletrotécnica, máquinas elétricas, entre diversos outros programas.

Assistente administrativo

Propiciar ao aluno a formação necessária ao seu pleno desenvolvimento, com conhecimentos gerais tecnológicos e de gestão, para atuar em empresas públicas ou privadas, realizando atividades voltadas à especificidade das áreas funcionais de gestão de pessoal, financeira, recursos materiais, marketing, patrimonial, seguros, produção e informações. Duração: 622h. fase escolar + 622h. prática profissional.

Petróleo e gás

Preparação e treinamento em co-geração a gás, conversão de equipamento para gás natural, exploração e produção de petróleo e gás, refino e abastecimento de petróleo, petroquímica, entre diversos outros programas.

Gráfica e editorial

Preparação e treinamento em editoração eletrônica, tratamento de imagem, impressão off-set, entre diversos outros programas.

Técnico em petróleo e gás

Habilitar profissional para planejar, coordenar e operar, no âmbito de sua atuação, os processos de produção de petróleo e gás natural, segundo as normas técnicas, de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental estabelecidas. Duração: 1420h.

Técnico em mecânica

Habilitar profissional para desenvolver projetos e atividades relacionados à construção, montagem, manutenção e reparos de equipamentos de funcionamento mecânico, estando apto a elaborar projetos e procedimentos de fabricação, inspecionar e analisar insumos e produtos, supervisionar o controle de equipamentos, planejar ações de manutenção e realizar estudos de melhoria de desempenho de máquinas e equipamentos ou de racionalização de processos. Duração: 1458h.

Metalmecânica

Preparação e treinamento em caldeiraria, desenho mecânico, manutenção mecânica, mecânica geral, usinagem, soldagem, entre diversos outros programas.

Soldador de estruturas navais

Desenvolver os conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuação profissional como soldador de estruturas navais, de acordo com a missão e o perfil de competências definido pelo comitê técnico setorial de soldagem, bem como para formação das competências gerais pretendidas pela educação profissional segundo a concepção do SENAI-RJ. Duração: 708h. fase escolar + 708h. prática profissional.

Mecânico de manutenção

Propiciar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação profissional como Mecânico de Manutenção, de acordo com a missão e o perfil de competências definido pelo CTS de Metal-mecânica, bem como para a formação das competências gerais pretendidas pela educação profissional segundo a concepção do SENAI-RJ: de reflexão e interpretação da realidade com autonomia; de iniciativa na resolução de problemas; de responsabilidade por resultados; de versatilidade e adaptabilidade frente às mudanças; de flexibilidade e participação no treinamento em processo; de domínio das habilidades relacionais; de avaliação de sua práticas no mundo produtivo, entre outras. Duração: 832h. fase escolar + 768h. prática profissional.

Mecânico de usinagem

Preparar profissionais para usinar e ajustar peças de materiais ferrosos e não-ferrosos, utilizando máquinas de usinagem convencionais e ferramentas manuais, de acordo com especificações dos documentos técnicos, conforme parâmetros de qualidade e segurança, executando ainda ações autônomas de manutenção. Duração: 764h. fase escolar + 764h. prática profissional.