Cursos Técnicos


Os cursos técnicos são ótimas opções para as pessoas que buscam acesso imediato ao tão competitivo mercado de trabalho dos dias de hoje. Eles têm por objetivo capacitar o aluno prática e teoricamente em diversas atividades das mais variadas áreas de atuação. Para a realização de um tecnólogo, o candidato deve ter o ensino fundamental concluído e cursar após ou durante a realização do ensino médio. Um dos fatores – e o principal – que faz com que as pessoas procurem cada vez mais os tecnólogos é o tempo reduzido de curso e, consequentemente, o encontro mais rápido de um novo emprego.

Muitos empregadores dão depoimentos sobre a dificuldade de encontrar pessoas capacitadas para as vagas disponíveis em suas empresas. Com isso, o mercado de trabalho está cada vez menos especializado e com dificuldades de contratação, prejudicando o rendimento de muitas instituições e as taxas de desemprego: de um lado estão os jovens com ensino superior (graduação) completo que buscam empregos arduamente sem sucesso e, do outro, as empresas que relatam a existência de vagas, mas a falta de pessoas qualificadas. Todos os fatos vêm para indicar que, atualmente, a grande dificuldade dos empregadores é encontrar a mão-de-obra qualificada e essencial para as necessidades e metas de cada companhia.

Devido às diversas questões quanto à falta de qualificação e também quanto à dificuldade na hora de buscar um novo trabalho é que os cursos técnicos tem sido ótimas opções, do ponto de vista dos estudantes e também das instituições contratantes. Entretanto, a cultural da realização de uma faculdade ainda é bastante forte aqui no Brasil, pois ainda não superamos a idéia de que um diploma de um curso superior trará melhores oportunidades e salários e aí está o grande erro: a experiência está em falta em diversos excelentes candidatos que já possuem ensino superior completo.

O grande plano para quem deseja estudar bastante, esforçar-se e conquistas um ótimo emprego é fazer um curso técnico antes mesmo da realização de uma graduação. A vantagem disso é, de fato, a experiência. Muitos trabalhadores que seguiram esse caminho garantiram que quem o segue, sai na vantagem. “A experiência que você ganha com isso é incrível, afinal, a pessoa que fez o curso técnico já tem mais facilmente a experiência do trabalho, da rotina e muito mais. Vale a pena!”, declarou o estudante de Segurança do Trabalho Miguel Fontes. Nos dias de hoje – diante desse deficiente mercado de trabalho – o caminho mais indicado tem sido o curso técnico seguido de cursos de especialização e graduação.

Curso Técnico Gratuito

Existem diversas instituições que oferecem curso técnico gratuito para tornar a educação e a formação mais acessíveis às pessoas de baixa renda. As empresas mais conhecidas que disponibilizam essa oportunidade são:


  1. SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), que oferece diversos recursos e atividades sempre à disposição de pequenos empreendedores e empresários.
  2. SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), uma conceituada escola técnica que possui diversos cursos ligados à indústria.
  3. SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), considerada uma tradicional e competida escola de ensino técnico e cursos livres.
  4. ETEC (Escola Técnica Estadual), que conta com uma rede de diversas unidades de escolas de nível técnico e médio do Governo de São Paulo.

Os cursos gratuitos são das mais diversas áreas de atuação, que variam entre Análises Químicas, Artes Gráficas, Móveis, Mecatrônica e Vestuário, Desenho de Projetos, Automação Industrial, Gráficoem Pré-Impressão Gráfica, Telecomunicações, Manutenção Automotiva, Química, Plásticos, Cerâmica, Segurança do Trabalho e muitos outros. Entretanto, para se candidatar a um curso gratuito, o interessado deve comprovar possuir renda familiar inferior a um salário mínimo e meio, também possuir o Ensino Médio Completo e apresentar o histórico escolar e o comprovante de conclusão de curso.

Curso Técnico à Distância

 O Curso Técnico à Distância é um dos mais procurados, visto que a maior parte dos estudos é realizada através de casa ou de outro local com acesso à internet. Graças à altíssima demanda, existem diversos sites que oferecem esse serviço nas mais variadas áreas de atuação. Enquanto algumas escolas dividem os cursos em porcentagens que serão realizadas à distância e também presencialmente, outras já oferecem uma metodologia ministrada 100% à distância. O sucesso dessa modalidade é – principalmente – o fato de o aluno poder escolher as horas de estudo e encaixá-las perfeitamente com sua rotina.

As aulas dos Cursos Técnicos à Distância são realizadas através da internet e o material didático é, na maioria das vezes, disponibilizado através de um ambiente virtual que o aluno tem acesso através de um nome de usuário e uma senha fornecidos pela instituição. Além disso, a maioria das escolas também oferece tutor eletrônico, orientação e acompanhamento via e-mail, fórum, Chat, recursos multimídias e até mesmo um tutor presencial na sede da empresa. Apesar de a Educação à Distância (EAD) também ser oferecida pelas instituições mais conhecidas – SENAC, SENAI e SEBRAE – o interessado também pode encontrar escolas mais acessíveis, ficando sempre de olho na qualidade do atendimento, do ensino e na atuação permitida pelo órgão responsável.

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

O curso técnico em Segurança do Trabalho – oferecido por diversas instituições – é um dos mais procurados e seguido de grandes oportunidades. O aluno que escolher essa área de estudo e atuação participará de diversos projetos e muitíssimos programas de prevenção de riscos, acidentes e saúde. Isso inclui todo o controle de perda de vidas humanas e também de danos à sociedade e ao meio ambiente. A maioria das escolas que oferecem esse curso exige que o candidato esteja cursando, no mínimo, a segunda série do ensino médio.

Apesar de haver mudanças entre as instituições, o curso técnico de Segurança do Trabalho inclui em seu programa matérias como Projeto Profissional, Ambientação, Higiene Ocupacional, Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, Segmentos Específicos, Riscos Ocupacionais, Empreendedorismo, Sistema de Gestão e mais. O aluno que se inscrever no curso técnico em Segurança do Trabalho e cumprir com sucesso todos os módulos, estará apto a atuar nas mais variadas empresas privadas, públicas e também em órgãos oficiais. Além disso, o profissional também pode exercer seu trabalho como prestador de serviços, visto que as empresas não são obrigadas a manter um segurança do trabalho em seu quadro fixo de funcionários.

Curso Técnico em Enfermagem

O Curso Técnico em Enfermagem – assim como o de Segurança do Trabalho – é um dos mais procurados. Ele é profissionalizante e visa capacitar o aluno quanto aos diversos princípios da área da saúde e da reforma sanitária. O mercado de trabalho dessa área de atuação nunca para de crescer, pois o técnico em enfermagem e o auxiliar de enfermagem são aptos para assistir às pessoas de todas as idades e que necessitam de cuidados especiais em determinadas fases da vida. Dessa forma, o campo profissional é bastante amplo, visto que variadas clínicas, hospitais, consultórios, laboratórios, casas de repouso e diversas outros estabelecimento necessitam desses funcionários ou prestadores de serviços que realizam um belo e árduo trabalho.

O estágio do curso técnico em Enfermagem costuma ser dividido de acordo com o módulo em que o aluno se encontra e deve ocorrer em ambientes especializados e supervisionados pela própria instituição. Durante o curso, o estudante aprenderá sobre cuidados básicos de Enfermagem, reabilitação, recuperação, organização dos cuidados de Enfermagem, promoção da saúde mental e coletiva, ambientação em saúde, responsabilidade social e muito mais. Todos os alunos que concluírem com sucesso os módulos exigidos – de acordo com cada escola – receberão um certificado de qualificação para exercerem a profissão.