Dicas de atividades para o dia da água na educação infantil



No dia 22 de março é marcado no calendário nacional o dia da água. Este dia foi criado pela ONU – Organização das Nações Unidas, tendo em vista a importância do tema relativamente à sua escassez e, conseqüente, preocupação para os habitantes do planeta terra. Sabemos que a quantidade de água doce, consumível como produto humano, é escassa comparável á quantidade de água salgado disponível no nosso planeta como um todo. A água é um bem não renovável e por isso devemos saber como lidar com ela de maneira racional e consciente.

É na educação infantil que as crianças aprendem e apreendem alguns temas que seus pais não têm espaço ou tempo, para debater com elas em casa. É necessário, portanto, a escola estar associada á estes temas, e, contribuir de maneira benfeitora para o aprendizado das crianças que farão parte do futuro do nosso mundo. Iniciar os jovens alunos nestes temas não é uma tarefa difícil, por exemplo, para tratar do tema da sustentabilidade e da escassez da água, utilizar esta data (22 de março) é mais do que útil para abordar um assunto importante em uma aula diferenciada que irá contribuir com tamanha sabedoria para aguçar os sentidos e percepções das crianças.

Atividades para o dia da água

Separamos para vocês, professores, algumas atividades ligadas ao dia e que poderão colaborar para o desenvolvimento do debate em sala de aula. É claro que o tema não poderá e nem deverá ser de difícil entendimento, uma atividade que mescle diversão e conhecimento na medida em que se apresenta na forma de jogos, pinturas e brincadeiras já é mais do que o suficiente para colocar na criança o senso crítico necessário para sua memorização no dia-a-dia em contribuir com o assunto. Sendo assim, essa aprenderá um pouco mais sobre os temas envolvidos no mundo e participará da solução com as suas próprias pernas!

Atividades dia da Agua