Dicas de decoração de sala de aula para educação infantil

Decoração é um assunto interessante seja qual for o tema, o local e o motivo. Decorar salas de aula de educação infantil, além de ser uma aventura prazerosa requer um pouco mais de habilidade do que pode se imaginar. As salas de aula de uma escola para crianças de 0 a 6 anos de idade, seja da creche, berçário, pré-escola, jardim de infância, deve contar espaços e objetos que agucem suas percepções e motivem seus sentidos de maneira que elas aprendam e apreendam àquele ambiente paralelamente ao aprendizado oferecido pelas atividades passadas pelo professor em sala de aula.

 Algumas dicas de decoração para educação infantil são importantes, portanto, lá vão elas:

- Quanto menor for a idade dos alunos que aproveitarão o espaço da sala de aula, melhor deverá ser a decoração em seu sentido divertido, colorido e brincante para a criança. É uma característica fundamental para os pequenos, lidar com objetos que interesse eles.

- Os tons coloridos, devem ser colocados em espaços de lazer, quando o assunto é descanso e relaxamento, preferem-se os tons mais claros para não incomodar a criança e agitar elas.

- Os móveis em formatos geométricos auxiliam o aprendizado e motivam a observação por parte dos alunos, quando associados às peças interativas (por exemplo, um quebra cabeça acoplado à parte superior da mesa) se torna mais útil e interessante ainda.

- Deve-se evitar o uso de aparelhos e utensílios com pontas agudas, cortes graves etc. etc. Qualquer objeto que ofereça risco à criança deverá ser descartado preferencialmente.

- A criação de “cantinhos” de cultura na sala de aula motiva as crianças ao aprendizado individual e coletivo, onde, elas poderão abordar temas diversos através de livros com imagens interativas ou interessantes à elas.

- No espaço de alimentação, o uso de objetos  que façam “marketing” à alimentação saudável, como por exemplo, colagens de frutas, legumes e vegetais; é um acessório importante para o aprendizado e aproveitamento dos alunos.