Dicas para seu Pré-projeto de monografia


A monografia é uma etapa importante na vida do estudante, pois é a fase que celebra o fim de uma etapa longa e cansativa de trabalho acadêmico, que juntou muita dor de cabeça e que finalmente juntará também o reconhecimento necessário para o descanso por parte do autor desta.  Para ficar atento e não correr risco nessa hora final deve-se estar atento ao pré-projeto da monografia, ou seja, depois que o estudante tomou ciência do tema, do assunto, de sua argumentação e, enfim, de todo o desenvolvimento de seu projeto, deverá antes de finalizá-lo e colocar a mão na massa, escrever um roteiro de pré-projeto que ajudará na visualização desta antes de sua conclusão e entrega final. O pré-projeto é uma espécie de resumo bem acabado, que ajuda a entender o todo em vista de suas partes específicas, que acabará ficando cada vez mais uniforme e limpo, visto que sempre que revisamos algo acabamos por eliminar outros tantos.


Quantas páginas deve ter meu pré-projeto de monografia?

É importante lembrar que muitas IES (Instituições de Ensino Superior) exigem a apresentação de um pré-projeto antes da aprovação de uma monografia. O tamanho ideal para um pré projeto é de 5 a 7 páginas no máximo, ou seja, deve-se realizar uma espécie de resumo mesmo do seu projeto original! Vejam abaixo alguns passo para a criação de seu pré-projeto de monografia:

Dicas importantes para seu pré-projeto de monografia

- Assim como na Monografia, no pré-projeto deverá contar: Introdução, onde, deverá conter informações sobre o tema, o assunto a ser tratado e a justificativa dos porquês que te levaram a levá-lo até aqui, esta é a hora que você deverá defender o porquê do seu projeto, e, porque você acredita que ele merece ser lido.

- Na justificativa, devem-se aprofundar esses porquês do projeto, e, especificar ainda mais a sua argumentação a favor dele.

- Metodologia e procedimentos de pesquisa, aqui é a etapa onde você especificará como será feito na prática a realização do projeto, ou seja, deverá especificar como você recolherá os dados de sua pesquisa, em quais autores, em quais textos, a partir da disponibilização de quais institutos de ensino, ou, bibliotecas etc.etc.

- Referência (aqui deverá conter as informações a cerca de quais autores você irá estudar e apresentar o seu projeto, ou seja, aqui será exposta a linha de pensamento que te guiou nessa elaboração.)

- Bibliografia (que nada mais é do que a lista de referências bibliográficas que você usou no caminho de elaboração do projeto).