Formas geométricas na Educação Infantil


A educação infantil se dirige às crianças na faixa etária do 0 aos 5 anos de idade, e, tem por objetivo a formação e capacitação destas, através do desenvolvimento de algumas habilidades, para o futuro ensino obrigatório, onde, através dessas habilidades desenvolvidas a criança possa participar melhor desta outra etapa de sua vida. A educação infantil, diferentemente de outras modalidades educacionais, deve ser àquela que interesse a criança na medida em que ela aprenda e apreenda os objetos, sons e cores ao seu redor. A criança aqui, que também é aluno, na deve se preocupar com notas e boletins no final do semestre, mas sim com o seu aprendizado individual que mais contará para o seu desenvolvimento como criança e ser humano do que para outra coisa.


Para cumprir com seus objetivos a educação infantil desenvolve uma série de atividades que contribuem com a capacitação de certas habilidades nas crianças ali inseridas. Um exemplo disso se encontra nas atividades envolvidas com formas geométricas, esta atividade é importante, pois pode envolver o ambiente real da criança, associado às formas geométricas imaginárias que farão parte do universo matemático desta na educação obrigatória. Desenvolvendo a partir desta fase essa imaginação crítica pelo universo geométrico, no futuro o jovem poderá entender de melhor maneira o sentido das ciências exatas, e, consequemente, melhorar a sua apreensão da matéria e sua memória reflexiva e lógica.

Ensino de Formas Geométricas para o desenvolvimento das crianças

As formas geométricas também fazem parte do raciocínio lógico desenvolvido na criança quando usadas na formação de quebra-cabeças etc. Muitas são as maneiras de desenvolver atividades relacionadas ao tema, inclusive atividades paralelas às artes, quando associadas ao mundo das cores, por exemplo, a formação de desenhos com triângulos, círculos e quadrados, adivinhando o nome de suas cores ou colorindo-os. O universo infantil é amplo, e, para conquistá-lo é necessário tanto criatividade quanto competência. Segue abaixo um exemplo de atividade ligada às formas geométricas para ser trabalhado na educação infantil: