Inscrições Supletivo Encceja 2012

O Exame Nacional para certificação de competências de jovens e adultos – ENCCEJA é uma prova oferecida pelo INEP que serve como avaliação para os alunos do supletivo e até mesmo para habilitar estes nos níveis do ensino médio que ainda não foram cursados, dependendo do resultado. A prova tem por objetivo o diagnóstico das necessidades e problemas sofridos por este aluno, se preocupando principalmente com a análise das dificuldades destes, e, a consequente solução para os problemas envolvidos neste processo educacional. Sendo assim, o ENCCEJA é mais um projeto do INEP que visa a melhoria no ensino dos jovens e adultos e veio para valer e ajudar o Brasil a superar suas metas na educação.

As provas do ENCCEJA de 2012 terão por conteúdo as habilidades desenvolvidas pelo aluno dependendo da modalidade por este cursada. Por exemplo, se o aluno está apto apenas na modalidade do ensino fundamental, a prova se dirigirá de acordo com as disciplinas e conteúdos aqui apreendidos, caso esteja apto ao ensino médio, o mesmo ocorrerá. É importante lembrar que neste último caso, as provadas do ENCCEJA seguirão o modelo do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

encceja 2012

Provas gratuítas no Encceja

As provas do ENCCEJA são totalmente gratuitas e deverão ser aplicadas aproximadamente no segundo semestre de 2011. Lembrando que àqueles que alcançam bons resultados nas provas serão dispensados de cursar o ensino fundamental ou médio nas escolas públicas disponíveis pelo país, levando assim, um certificado de conclusão do curso por ter prestado e ter sido qualificado no exame do ENCCEJA. Por este motivo é importante estar ligado no calendário disponível em seu endereço eletrônico e tirar outras dúvidas a respeito do exame: http://encceja.inep.gov.br/.

Vale ressaltar que para estar realizando a prova do ensino fundamenta, por exemplo, a idade mínima do candidato deverá ser de 15 anos de idade, enquanto, para a realização da prova do ensino médio a idade mínima do candidato deverá ser a de 18 anos de idade