Monografia sobre dislexia

A monografia sobre dislexia é um tema desafiador, porém extremamente enriquecedor para o estudante que decide optar por esse tema em suas pesquisas e trabalhos.

A dislexia é um assunto muito abordado na educação, pois interferindo diretamente no aprendizado e conhecimento por parte do aluno, cada vez mais os professores e estudantes da área da educação focam seus estudos nesta doença e baseiam suas teses nesta a fim de encontrar respostas e soluções para a mudança futura no quadrado educacional, onde, desejam que professores e alunos em conjunto trabalhem para melhorar o resultado colhido através de seus projetos pedagógicos em vista de que o aluno portador da doença não saia prejudicado e aprenda, assim como os outros, de maneira satisfatória e necessária á vida dele.

Para àqueles que estão estudando na área da educação, e, desejam estar abordando o tema em monografias, separamos aqui algumas dicas de assuntos que podem clarear sua mente, e, por fim, ajudar a estabelecer um projeto de texto que te dê oportunidade de alcançar um método de ensino suficiente para sua profissão. Um assunto muito recorrido e estudando ao longo dos anos sobre a dislexia é  o “papel do professor em relação à doença na sala de aula”, ou seja, o professor pode estar atuando de diversas maneiras para estar ajudando a criança e pesquisar sobre isso poderá ajudá-lo a aprender sobre elas. Confira abaixo outros temas:

Temas para monografia sobre dislexia

- O porquê da demora na aquisição da leitura e escrita e o papel do professor nisto.

- O disléxico na escola

- A tarefa da leitura em sala de aula

- A possibilidade do trabalho em grupo na melhoria de quadro do aluno dislexo

- O papel a escola e o aluno dislexo

- A dislexia e o aprendizado

 

O profissional que se empenha em estudar a Dislexia tem um papel fundamental na educação infantil, pois acaba se tornando uma referência para os pais, crianças e outros educadores que acabam convivendo diariamente com a questão.

É importante lembrar que todos os profissionais da educação devem estar atuando para entender o comportamento deste aluno especial, sendo possível identificar o seu quadro, e, quando necessário abordar o tema com a família e encaminhá-lo a ajuda de um profissional.

Dicas para um Pré-projeto de uma monografia sobre dislexia

Existe uma grande bibliografia disponível sobre o assunto, cabendo ao aluno focar na área na qual pretende se aprofundar. Deve-se tomar muito cuidado em não se perder em temas muito amplos ou temas desatualizados. Também é importante evitar assuntos muito “novos” ou “da moda” que podem acabar obrigando o pesquisador a se deparar com opiniões divergentes e pouco embasada de autores pouco conhecidos ou estudados.

Um bom pré-projeto sobre dislexia sempre buscará os clássicos e neles se fundamentará.