PEP 2014 – Cursos, Informações e Inscrições


O Programa de Educação Profissional, conhecido como PEP, continua oferecendo aos jovens e adultos de Minas Gerais a oportunidade de realizarem cursos de qualificação gratuitos. Com isso, já que o programa conta com turmas anualmente, temos a boa notícia de que as inscrições para o PEP 2014 serão iniciadas, provavelmente, em setembro deste ano.

O PEP é um programa criado pelo governo do Estado de Minas Gerais e que vem melhorando a vida de muitas pessoas desde o ano de 2007. O principal objetivo desse projeto é facilitar a participação dos interessados aos diversos cursos de qualificação profissional de nível médio. Claramente, um dos grandes diferenciais do PEP é sua gratuidade que atinge todos os cursos oferecidos na região de MG.

Como não poderia ser diferente, o PEP 2014 ocorrerá e a tendência de sucesso é ainda maior. Só em 2012, o Programa de Educação Profissional abriu mais de 60 mil vagas no Estado de Minas Gerais e, com isso, deu incríveis oportunidades de melhoria na vida de muitos mineiros que buscavam qualificação profissional.

Como funciona o PEP

O Programa de Educação Profissional consegue oferecer grandes oportunidades através de um ótimo trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Educação. Todos os cursos gratuitos – nas mais variadas áreas – são ministrados em escolas de Ensino Médio da rede pública; em escolas particulares credenciadas; em escolas municipais, federais e filantrópicas credenciadas; e nas unidades das instituições SENAC, SENAI e SESI.

Todas as vagas abertas são destinadas aos candidatos que estão matriculados no 2º ou no 3º ano do ensino médio em escolas da rede estadual ou também aos que já concluíram todo o nível médio, desde que também tenha sido realizado em escolas públicas da rede estadual e não tenham iniciado nenhum curso no ensino superior.

Sem dúvidas, o Programa de Educação Profissional é um grande sucesso social. Isso porque ele orienta os cidadãos que desejam encontrar um rumo no árduo e competitivo mercado de trabalho. Vale lembrar que todos os pré-requisitos estabelecidos no início do PEP continuam vigorando para a participação no PEP 2014.


Inscrições para o PEP 2014

Como dito anteriormente, o Programa de Educação Profissional permite uma expansão rápida da formação profissional dos jovens e adultos de Minas Gerais através de instalações já existentes. Assim que é realizado o credenciamento das instituições participantes do PEP 2014, as inscrições são abertas aos interessados.

Todos os candidatos que desejam realizar cursos profissionalizantes nas mais variadas áreas de conhecimento, devem se inscrever através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Todos os anos, desde seu início, as inscrições do Programa de Educação Profissional costumam ocorrer no final de cada ano (setembro/outubro). No caso do PEP 2014, as inscrições serão abertas no final de 2012.

Acredita-se que, no PEP 2014, o exame de seleção seguirá as datas dos outros anos e ocorrerá em novembro. Da mesma forma, se continuar de acordo com o cronograma do ano passado, o gabarito será disponibilizado no mês de dezembro deste ano. Vale frisar que a própria instituição participante é responsável por disponibilizar o material didático impresso necessário para a realização das aulas.

Provas do PEP 2014

Todos os anos, o Programa de Educação Profissional conta com um exame de seleção. As provas desse processo seletivo possuem um conteúdo de nível médio, contendo questões de português, matemática e uma redação. Então, vale a pena estudar bastante e dar uma boa revisada nas principais dúvidas que você possui em relação às matérias citadas.

Uma boa dica para ir bem na prova do PEP 2014 é procurar por exames dos processos seletivos anteriores e verificar os níveis das questões, realizando-as e verificando as respostas em seguida, como em um simulado. Claramente, as questões são alteradas de uma prova para a outra, mas você já pode conseguir uma boa noção quanto ao mecanismo dos exames de seleção do Programa de Educação Profissional.

Se você quer ser muito bem sucedido na prova do PEP 2014, não deixe de estudar bastante e tirar todas as suas dúvidas do conteúdo médio de português e matemática. Aproveite para realizar pesquisas e analisar todos os conteúdos que trazem mais dificuldade.

 

Caso você more no Estado de Minas Gerais e está procurando uma oportunidade de qualificação profissional, aproveite o Programa de Educação Profissional e entre com tudo no mercado de trabalho. São milhares de pessoas que já foram beneficiadas e você, sem dúvida, pode ser a próxima! Garanta sua vaga no PEP 2014 e seja um profissional de qualidade!