Plano de aulas para educação infantil



Um bom plano de aulas para educação infantil pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um ótimo professor.

A educação infantil se dirige àquelas crianças que estão na faixa etária do 0 aos 3 anos de idade (creche) ou dos 3 aos 5 anos de idade (pré-escola), e, tem por objetivo o desenvolvimento destes para a futura escola obrigatória, ou melhor, o ensino fundamental. Diferentemente dos outros alunos, já acostumados ao ambiente escolar, os que estão matriculados na pré-escola iniciam sua rotina ali pela primeira vez, não sabendo ao certo qual o papel do professor em suas vidas, e, nem mesmo qual o papel de si próprio naquele ambiente. É por isso que a educação infantil não conta com planos de aula baseados na rigidez escolar, onde, as notas e a disciplina do estudante são fatores fundamentais para passar de ano.

Os planos de aula nesta fase da vida, pelo contrário, baseiam-se no experimento e na inserção da criança a este novo mundo, onde, através das cores, dos moldes e formatos das letras, por exemplo, descobre-se todo um universo que irá, no futuro, acrescentar a esta uma vasta possibilidade de conhecimento para o ensino obrigatório. Aqui, conta-se com o aprendizado das cores, dos sons do alfabeto, a iniciação da escrita e as técnicas e atividades livres que desenvolvem as diversas habilidades cognitivas da criança. A educação infantil é, portanto, uma fase fundamental na vida dos jovens e que tem por base de apoio, um ensino livre e experimentado nas mais diversas formas de aprendizado relacionados ao universo da criança, o que possibilitará no futuro um jovem que apreende e aprende através dos seus próprios conceitos e intuições desenvolvidas aqui.

É necessário um bom plano de aulaspara que a Criança se desenvolva de maneira correta.

Torna-se necessário, para isso ocorrer, que a escola esteja preparada, ou seja, que os planos de aula sejam suficientes para despertá-lo dessa criança no mundo escolar, um mundo aparentemente novo para ela. Seja através da arte, da música, ou da literatura; a inserção destas neste universo compreenderá um misto de novas intuições que, sem dúvidas, despertará estas a um mundo de conhecimento interessante e divertido ao mesmo tempo.