Provinha Brasil



Já escutou falar na Provinha Brasil? Não? Então saiba mais sobre ela.

A Provinha Brasil é uma iniciativa do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais que tem por objetivo o diagnóstico de problemas relacionados ao nível de alfabetização dos alunos brasileiros que cursam a segunda série de escolarização. Esta prova se dirige aos alunos, portando, da segunda série de escolarização e acontece em duas etapas distintas, primeiramente, o aluno fará uma prova quando do início do ano letivo, e, posteriormente, será realizado uma segunda e última prova ao término do mesmo. Este intervalo de tempo entre uma prova e outra, garantem os especialistas, é o essencial e necessário para um diagnóstico correto quando ao aprendizado e nível de alfabetização das crianças neste período escolar.

É importante lembrar que são os próprios professores, como sugere o INEP, das crianças que aplicarão, corrigirão e analisarão os resultados obtidos em sua turma para a suposta proposta de solução nos problemas observados. Desta forma os diagnósticos poderão ser mais eficazes ainda, visto que o convívio aluno – professor – escola é mais perceptível neste caso.

provinha brasil

A importância da Provinha Brasil

A partir da coleta destas informações, ao final das duas etapas da prova, os professores e gestores da escola poderão agir de maneira mais consistente quanto aos problemas referentes ao aprendizado destes alunos, e, poderão encontrar assim soluções futuras; podendo melhorar o padrão do ensino e a educação para as nossas crianças.

Esta prova é obrigatória para todas as escolas no nível estadual da rede pública do Brasil, sendo elaborada pelo INEP e distribuída pelo MEC. Esta iniciativa é mais uma que conta com o apoio dos profissionais da área para a melhoria do nível escolar no nosso país. Alcançar uma meta de alfabetização cada vez maior é um plano futuro para o nosso país e consegui-lo é o nosso principal objetivo desde já. Se você deseja saber mais sobre o projeto e acompanha-lo acesse o endereço eletrônico disponibilizado pelo INEP e informe-se sobre o assunto: http://provinhabrasil.inep.gov.br/web/provinha-brasil/apresentacao.