Saiba tudo sobre Educação Infantil


A educação infantil compreende a faixa etária entre zero e cinco anos de idade da criança, e, tem como objetivo aperfeiçoar características cognitivo-motoras da criança antes de sua entrada no ensino obrigatório. Estas são realizadas através de exercícios, oferecidos pelas instituições de ensino, como por exemplo: jogos, brincadeiras, pintura-livre, atividades diversas e atividades ligadas ao início do processo de alfabetização. Existem diversos tipos de instituições que estão ligadas a este tipo de serviço, como por exemplo, as creches, berçários, pré-escola, jardins de infância etc.

A importância da educação infantil já foi salientada por diversos especialistas, e, torna-se cada vez mais necessário a obrigatoriedade desta. A criança, na educação infantil, passa por um processo de aprendizagem que contribui para o exercício futuro de um cidadão mais crítico e reflexivo com o mundo à sua volta e mais consciente em relação à si mesmo. Infelizmente vemos ocorrer o contrário no Brasil, a defasagem dessa se reflete cada vez mais em nossos índices, pois, ainda é grande o número de crianças que não tem acesso a esta fase de vida tão importante.


Portanto, se você possui filho entre esta faixa etária, não deixe de se informar sobre os serviços que a prefeitura e os diversos órgãos do governo lhe oferecem, como por exemplo:

- Os Centros de Educação Infantil (CEI): funcionam em período integral e atendam à demanda de crianças de0 a3 anos de idade, o atendimento se divide em três módulos, sendo: Berçário I (a partir de 0 anos), Berçário II (a partir de um ano) e Mini-Grupo (a partir de dois anos).

- As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) fazem parte do atendimento de crianças entre3 a5 anos de idade, ou seja, até o período em que estas estivem aptas a ingressarem no ensino obrigatório, ou, fundamental.

Para obter mais informações visite o link do portal da secretaria municipal de São Paulo: www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br, e, ainda aproveita para pesquisas serviços privados na área realizados por instituições interessadas.